AGENERSA NA RUA: Após notícias de falta d’água, fiscais se dirigem ao local no mesmo dia

AGENERSA NA RUA: Após notícias de falta d’água, fiscais se dirigem ao local no mesmo dia

Depois de ação da agência, concessionária enviou equipe de atendimento social para verificar necessidades dos moradores e deve abastecer rua com caminhão-pipa.

Em mais uma ação do Programa Agenersa na Rua, após notícia de falta d'água em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, no mesmo dia uma equipe de fiscalização se dirigiu ao local para coletar as informações necessárias para instrução de processo regulatório. Depois de requisitar a presença da concessionária ao local, os moradores podem ter o abastecimento de água restabelecido por caminhão-pipa, enquanto técnicos da concessionária não encontram a origem do problema que prejudica o fornecimento.

A Ouvidoria da agência reguladora encontrou clientes ouvidos pela reportagem e conversou também com outros usuários que relataram problemas de abastecimento. Os fiscais da Agenersa acompanharam os trabalhos de técnicos na Águas do Rio, que suspeitou inicialmente que as falhas no fornecimento ainda fossem reflexo de dois vazamentos seguidos na região do Maracanã. Para realizar os reparos, a concessionária precisou interromper o abastecimento de dezenas de bairros das zonas Norte e Sul e do Centro do Rio de Janeiro. No entanto, a água na rua não retornou com a pressão esperada.

Na tarde desta quinta-feira, funcionários da concessionária continuavam no local, tentando encontrar um possível vazamento, ou outra falha que possa estar impedindo o retorno do abastecimento normal. Enquanto o problema não é solucionado, após orientação da Agenersa, a Águas do Rio enviou uma equipe de atendimento social à área. Eles buscaram informações para que a região possa ser abastecida por caminhão-pipa. Conversando com moradores, a Ouvidoria da agência descobriu que muitos não sabiam que tinham esse direito, enquanto o fornecimento não fosse regularizado. Alguns deles disseram que já estavam há uma semana sem água. Além de residências, o desabastecimento afetou empresas que dependem da água para funcionar, como uma clínica médica, outra veterinária e salões de beleza.

Depois de visitar a rua Souza Franco, técnicos da agência estiveram também em outros dois endereços no bairro. São ruas de onde partiram reclamações de falta d'água enviadas à Ouvidoria da Agenersa. O objetivo era apurar se os problemas estavam relacionados entre si. No entanto, nos outros endereços, eles constataram que os serviços já tinham sido normalizados. A Agenersa ressalta a importância de os usuários procurarem a Ouvidoria da agência, quando não tiverem suas solicitações atendidas pelas concessionárias. O contato permite uma ação mais precisa do órgão e fornece informações importantes para uma regulação mais eficaz dos serviços prestados pelas empresas.

De acordo com os contratos de concessão, a partir do momento em que são notificadas pelos clientes, as empresas têm até 48 horas para realizar reparos nas redes de água e esgoto. Se ficar comprovada a responsabilidade da concessionária, ela poderá sofrer sanções que vão de advertência a multas.