Agenersa na Rua: Fiscais verificam reclamações de falta d’água na Zona Norte logo após reportagem

Agenersa na Rua: Fiscais verificam reclamações de falta d’água na Zona Norte logo após reportagem

Agência abriu processo para investigar possíveis falhas de fornecimento e nos procedimentos para a realização de obras nas calçadas.


Uma equipe do programa Agenersa na Rua inspecionou uma intervenção da concessionária Águas do Rio na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira (23/05), fiscais da agência reguladora vistoriaram a instalação de hidrômetros em Piedade, depois que uma reportagem na imprensa, no início do dia, apresentou reclamações de moradores. A Agenersa abriu um processo regulatório para apurar possíveis irregularidades na colocação dos medidores e no abastecimento da área.

 Moradores relataram que a obra, que furou vários trechos das calçadas, começou sem aviso prévio. Em alguns casos, os imóveis tiveram os acessos às garagens bloqueados. Além disso, na parte alta da Travessa Godinho da Costa, técnicos da Câmara de Saneamento da Agenersa (Casan) constataram a interrupção do fornecimento de água descrita por clientes da concessionária. Segundo eles, a água só costuma cair durante a madrugada e em quantidade insuficiente. A Agenersa vai requisitar que a Águas dos Rio apresente uma proposta de solução para regularizar o fornecimento de água.

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Os agentes observaram ainda que a instalação dos hidrômetros estava sendo feita fora dos imóveis. De acordo com o artigo 52 do Regulamento de Serviços de Saneamento, em situações excepcionais, os medidores podem ser instalados na calçada "em local definido pela concessionária e aceito pelo usuário”. Por isso, a Agenersa também solicitará esclarecimentos sobre o tema à concessionária. O objetivo é verificar se a colocação dos hidrômetros estava sendo feita com o consentimento dos responsáveis pelos imóveis.

 

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Durante a ação, servidores explicaram o papel da agência e orientaram os usuários sobre seus direitos. A equipe também distribui panfletos explicando como entrar em contato com a Ouvidoria. Dessa forma, a população pode auxiliar a Agenersa na sua missão de garantir a qualidade dos serviços prestados. Se forem comprovadas violações de contrato por parte da concessionária, ao final do processo regulatório, a agência poderá aplicar sanções à empresa.