Agenersa na rua: equipe faz fiscalização imediata sobre falta d´água na Baixada após reportagem

Agenersa na rua: equipe faz fiscalização imediata sobre falta d´água na Baixada após reportagem

Agência vistoriou estação de bombeamento e visitou bairro onde os moradores relatam estar há uma semana sem água, em Nova Iguaçu.


Agentes de pronto atendimento do programa Agenersa na Rua foram acionados nesta quinta-feira  (24/05), em resposta a reclamações de falta d'água exibidas na televisão. Poucas horas depois da veiculação da reportagem, fiscais da  Câmara de Saneamento (Casan) e da Ouvidoria da agência já estavam nas casas dos moradores responsáveis pelas queixas, no bairro Boa Esperança, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Eles também vistoriaram a uma obra na rede da concessionária Águas do Rio que estaria relacionada ao problema.

Além do problema atual, os habitantes do bairro reclamaram que o fornecimento, que até fevereiro era diário, passou a ser feito três vezes por semana. A agência reguladora vai abrir processo para apurar as causas da interrupção do fornecimento de água, se o tempo de parada é justificável e se houve falhas na comunicação aos usuários. Eles relataram que o abastecimento foi suspenso entre terça e quarta-feira da semana passada e que não receberam aviso prévio. Técnicos do órgão regulador vão verificar as formas de divulgação e a precisão de informações de um comunicado da empresa informando que haveria interrupção do abastecimento em Nova Iguaçu.

Depois do atendimento aos moradores, a equipe vistoriou uma obra da concessionária em Adrianópolis, também em Nova Iguaçu, onde a Águas do Rio instalava uma estação de bombeamento para aumentar a pressão da rede. A agência vai pedir informações à empresa sobre a relação entre a intervenção e o desabastecimento na região. Se forem comprovadas violações de contrato por parte da concessionária, ao final do processo regulatório, a agência poderá aplicar sanções à empresa.

Em Boa Esperança, como a maioria das pessoas não conhecia a Agenersa, servidores explicaram o papel da agência e orientaram os usuários sobre seus direitos. A equipe distribuiu panfletos explicando como entrar em contato com a Ouvidoria. Dessa forma, a população pode auxiliar a Agenersa na sua missão de garantir a qualidade dos serviços prestados. O setor vai manter contato com os donos dos imóveis visitados para monitorar o retorno da água.